PARA PAIS E EDUCADORES

A contação de histórias tem uma importância muito grande para todas as pessoas. As histórias que ouvimos alguém contar formam nosso imaginário tanto quanto as experiências vividas, as quais nos auxiliarão nos desafios da vida cotidiana. As histórias para crianças têm uma importância ainda maior, pois ela, diferente do adulto, não apresenta muitas experiências, está ainda descobrindo e conhecendo o mundo. De forma que é comum utilizar o aprendizado transmitido pelas histórias para ver e compreender os acontecimentos ao seu redor.

Quantas vezes seu filho/aluno ouve uma história e começa a brincar com as personagens depois? Canta a música, imita a fala, lembra da palavra que aprendeu, repete e repete? Porque se tem algo que as crianças gostam de fazer é de repetir, não é mesmo? Tudo isso forma seu imaginário e integra seu mundo simbólico, o qual ainda está em formação. Transmitir valores, maneiras de ver e encarar a vida, narração de experiências; não podemos subestimar o poder das histórias. Por isso a importância de contar histórias para crianças de diversas idades, as quais formarão a sociedade no futuro.

Quais sistemas de valores que acredito? O que quero transmitir aos meus filhos/alunos? Estas são algumas perguntas que devemos nos fazer para escolher uma história para contar. Justamente esta é nossa preocupação neste trabalho: escolher histórias cujo imaginário seja saudável e que possa ensinar aspectos do mundo para os pequenos ouvintes. Ensinar sobre sentimentos e atitudes, o que é dor de dente, brincar com as palavras e com a língua portuguesa, conhecer grandes autores, memorizar poesia e versos, desenvolver a habilidade da fala e da escrita, tudo isto visamos transmitir ao trabalhar com literatura e contação de histórias. Também valorizamos o livre brincar, as brincadeiras tradicionais do Brasil, as cantigas populares e os versinhos, com esta mesma finalidade de desenvolver habilidades cognitivas e motoras.

Podemos também utilizar as histórias para fins mais específicos. Como nos auxiliar ao lidar com alguns comportamentos desafiadores das crianças. Susan Perrow no seu livro “Histórias curativas para comportamentos desafiadores” nos conta um pouco de sua experiência contadora de histórias e educadora e de como se utilizou narrativas para ajudar alguns desvios de comportamentos e desafios com crianças. Através de histórias e da imaginação podemos trabalhar aspectos da educação de forma mais branda, não tão incisiva e discursiva. O que costuma gerar excelentes resultados e significativas melhoras naquele determinado problema.

Oferecemos um curso online, e também presencialmente, sobre histórias, como contar histórias, como utilizar as histórias para lidar com os comportamentos desafiadores, em casa e em sala de aula. Curso destinado à pais e educadores que busquem na narração possibilidades de estreitar os laços com as crianças, além de transmitir valores e conhecimento sobre o mundo.

Você tem interesse em saber sobre as datas de próximos cursos? Mande um e-mail para: canalcontoseparlendas@gmail.com ou entre em contato conosco nas redes sociais.

@2019-2020 por Contos & Parlendas.