APRESENTAÇÃO

“Contos e Parlendas” é um projeto cultural e educacional, idealizado pela atriz e contadora de histórias Moira Junqueira. Tem como ponto de partida a contação de histórias e valorização da literatura infantil. Temos como prerrogativa também o resgate de brincadeiras tradicionais brasileiras com intuito de ensinar as crianças os jogos lúdicos de antigamente. Ao mesmo tempo em que o trabalho parte do contexto atual: de difusão das mídias digitais em todos os eixos sociais. Neste cenário, observa-se uma geração de crianças que possui contato ávido com as novas tecnologias, em detrimento dos livros. 

Visamos criar uma ponte entre as características atuais de comunicação com outras que consideramos importantes, como o livro, a literatura, histórias e as brincadeiras tradicionais.

 

Os vídeos de “Contos e Parlendas” funciona como um canal que interliga a criança à literatura de maneira educativa e divertida, partindo de onde as crianças possuem bastante interesse e acesso. A primeira temporada utiliza-se de filmagens e de recursos animados para contar histórias do escritor Monteiro Lobato. Os seis episódios que integram esta série se passam no Sítio do Pica-Pau Amarelo e apresentam alguns capítulos da obra “Reinações de Narizinho”. Também contém a versão em libras cujo objetivo é o de ampliar o acesso às crianças com dificuldades auditivas. Esta temporada foi financiada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande/MS no edital FMIC de 2018. Agradecemos ao município por valorizar a cultura local e possibilitar a artista da região o desenvolvimento de diversos trabalhos. 

CURIOSIDADES

A primeira temporada de vídeos se inicia com o grande escritor brasileiro Monteiro Lobato. 

José Bento Renato Monteiro Lobato (Taubaté, 18 de abril de 1882 — São Paulo, 4 de julho de 1948) foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. É considerado precursor da literatura infantil brasileira e ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo, bem como divertido, de sua obra de livros infantis, o que seria aproximadamente metade da sua produção literária. 

Este notável escritor é bastante conhecido pelos infantis, se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Histórias que revelam a imaginação e encantamento do universos das crianças e, por isso, o escolhemos para inaugurar “Contos e Parlendas”.

Monteiro Lobato também possui uma série de obras para adultos, as quais apresentam características do nosso país e costumes locais. Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a publicar livros também no Brasil. Com isso, ele pode implantar uma série de renovações nos livros didáticos e infantis.

REINAÇÕES DE NARIZINHO

A primeira temporada de episódios dos vídeos de “Contos e Parlendas” se inspira no livro “Reinações de Narizinho” de Monteiro Lobato. Neste livro o autor cria as personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, com todas as suas magias e narrativas. A maior parte das aventuras se passam no mundo da fantasia, inventado pelas crianças, ou em histórias contadas por Dona Benta, no sítio, logo no começo da noite. A fantasia e realidade são interligadas pelas histórias e lendas contadas pela avó, e se tornam cenário para o faz-de-conta, incrementado pelo dia-a-dia dos acontecimentos no sítio. 

Monteiro Lobato criou um mundo de fantasia, que atravessou gerações, utilizando uma linguagem coloquial e acessível, que muito pode contribuir à educação das crianças.

A primeira temporada dos vídeos se passa no Sítio do Pica-Pau Amarelo e apresenta alguns textos do autor Monteiro Lobato. Foi criada a partir do financiamento da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande/MS, e conta com uma vasta equipe de artistas. Esta série foi gravada e produzida em 2019, na qual desenhos e animação ganham destaque para dialogar com a linguagem das crianças, de forma a tornar mais atrativo e completo para este público.

@2019-2020 por Contos & Parlendas.